Invisalign: o que é, como funciona e para quem é indicado?
Afinal, o que é Invisalign? Esse sistema inovador tem sido cada vez mais procurado nos consultórios odontológicos. Isso se deve às inúmeras vantagens que ele oferece aos pacientes que desejam ter um sorriso mais bonito. Principalmente para aqueles que se recusam a utilizar os aparelhos convencionais ou desejam uma opção mais confortável e estética.
No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre esse sistema e suas funcionalidades. Isso faz com que diversas pessoas percam a oportunidade de aproveitar os benefícios que ele proporciona.
Para evitar que isso aconteça com você, ao longo deste post serão apresentadas dicas importantes sobre o que é, como funciona e para quem o Invisalign é indicado. Confira:
Invisalign, o que é isso afinal?
Essa é a principal dúvida de quem escuta falar sobre o Invisalign pela primeira vez. Veja bem: ele nada mais é do que um inovador tratamento ortodôntico, realizado por meio de um material transparente, que corrige o alinhamento dos dentes.
Elaborado com material praticamente invisível, o aparelho Invisalign é desenvolvido de acordo com formato dos seus dentes. Assim oferece um maior conforto e discrição. As moldeiras precisam ser utilizadas continuamente, sendo removidas apenas quando você fizer uma refeição ou para escovar os dentes.
O tempo de uso desse tipo de moldeira invisível varia de acordo com a necessidade do paciente. Esse tempo só pode ser indicado após uma avaliação do dentista especializado. No entanto, a moldeira precisa ser trocada com regularidade e de acordo com o planejamento. Afinal, ele precisa se adequar às alterações sofridas pelos seus dentes no processo de alinhamento.
O melhor de tudo é que, devido às suas características, o Invisalign não interfere na sua vida cotidiana e eleva a sua autoestima. O que faz uma grande diferença quando comparado com os aparelhos tradicionais.
Além disso, a sua manutenção é feita de maneira mais simples e prática. Não é à toa que o número de pacientes e especialistas que optam pelo tratamento com aparelho invisível cresce a cada dia.
Como funciona o tratamento com esse aparelho invisível?
Diferente dos aparelhos convencionais, com o sistema de alinhadores transparentes o ortodontista faz moldes ou captura de imagens em 3D dos dentes do paciente. Assim, é possível criar alinhadores totalmente personalizados, bastante confortáveis e modernos.
Ao serem adaptados aos dentes, os alinhadores começam a posicioná-los corretamente. E o bom é que, por serem constituídos de um material específico, eles se tornam altamente resistentes e não interferem de maneira alguma no cotidiano do paciente.
De maneira geral, alinhador invisível Invisalign precisa ser trocado em um período que varia de 7 a 15 dias. Ou na medida em que ocorrer a evolução do alinhamento dos dentes do paciente. É importante ressaltar que, durante esse processo, o dentista pode utilizar outros métodos para contribuir para a evolução do seu sorriso.
Esse sistema pode ser utilizado para resolver uma série de problemas dentários, desde aqueles mais simples até os mais complexos. Tudo depende da avaliação do especialista e a sua indicação para o uso.
E provavelmente agora você deva estar pensando, será que esse tratamento é indicado para o meu caso? Pois é exatamente sobre isso que vamos falar no próximo tópico. Confere aí!
Será que o Invisalign é indicado para mim?
Agora que você descobriu mais sobre o que é esse sistema inovador da ortodontia, e já sabe como funciona, chegou o momento de conhecer para quem ele é indicado. Conforme citado acima, ele pode ser aplicado em uma grande variedade de casos de alinhamento dental. No entanto, existem alguns casos em que eles são especialmente indicados, a saber:
Apinhamento (Dentes sobrepostos)
Nesse caso, os alinhadores transparentes ajustam os dentes do paciente de forma com que eles consigam se encaixar naturalmente. Quem tem esse problema apresenta dentes sobrepostos e até mesmo torcidos, que são empurrados para frente ou para trás uns dos outros.
Sobremordida (Mordida profunda)
Esse é considerado um problema bem comum nos consultórios odontológicos. É quando os dentes superiores do paciente sobrepõem os inferiores em excesso. Nesses casos, os alinhadores ajudam no alinhamento e na diminuição dessa sobreposição.
Prognatismo (quando a arcada inferior ou o queixo é para frente)
Em contraste com a sobremordida, no qual o paciente apresenta uma sobreposição dos dentes superiores sobre os inferiores, no prognatismo acontece o inverso. Aqui, são os dentes inferiores que ficam à frente dos superiores. A depender do caso, o Invisalign pode ajudar no tratamento.
Mordida cruzada (inversão do encaixe dos dentes)
A mordida cruzada é outro problema que pode ser corrigido por meio do uso do Invisalign. Nela, o paciente pode apresentar alguns dentes superiores com encaixe invertido em relação aos dentes inferiores. Pode ser na parte da frente ou na parte de trás, podendo ser apenas de um lado ou dos dois.
Diastemas (espaços entre dentes)
O Invisalign é amplamente recomendado por ortodontistas para a correção de diastemas. Nesses casos, o paciente possui um espaçamento entre um ou mais dentes e o aparelho invisível é usado para unir e alinhar todos eles de uma maneira rápida e eficaz.
Mordida aberta (espaço entre dentes mesmo com boca fechada)
Mesmo com os dentes todos encaixados e encostados ainda existem regiões onde esses dentes não se encostam, o mais comum é encontrar este problema na região da frente da boca. A depender da gravidade do caso de mordida aberta, ou seja, da dificuldade que o paciente apresenta de fazer com que os seus dentes superiores encostem nos inferiores, o especialista pode indicar o uso do sistema de alinhadores transparentes.
Conclusão
Como pode ser observado, esse modelo de alinhadores invisível pode ser utilizado nos mais diversos casos de desarmonias dos dentes, sejam elas graves ou leves. Tudo isso sem correr o risco de prejudicar a autoestima ou a confiança do paciente.
Mas isso não é tudo. Com ele é possível observar grandes mudanças de forma mais ágil, quando comparado com os métodos convencionais. No entanto, esse resultado só é possível se o acompanhamento for feito por um dentista especializado, que irá realizar uma avaliação minuciosa antes de indicar o tratamento.
Como exposto, o tratamento ortodôntico usando alinhadores Invisalign é uma excelente opção para melhorar seu sorriso, mas não podemos deixar de levar em consideração que o ortodontista é quem irá planejar e determinar como será feito o tratamento, por isso a importância de um profissional certificado e capacitado para acompanhar o seu caso.
E aí, ficou satisfeito com o que você acabou de ler? Agora, tudo que você precisa fazer é pedir a avaliação do seu ortodontista. Assim ele poderá analisar o seu caso e indicar o uso dos alinhadores transparentes para o seu tratamento ortodôntico. Acredite, por meio desses alinhadores, você poderá ter o sorriso que sempre sonhou. E o melhor, sem precisar passar pelo uso daqueles aparelhos fixos desconfortáveis.
Em primeiro lugar, lembre-se: para que você possa obter bons resultados é fundamental que garanta que o seu ortodontista realmente é certificado e possui experiência na aplicação desse tipo de sistema. Caso contrário, você não poderá aproveitar todos os benefícios que o Invisalign pode oferecer e até prejudicar a sua saúde bucal. Pense nisso!
Tenho alguns implantes, é indicado?
Olá Cléo, tudo bem?
Sim, existem possibilidades de melhoria tanto da parte estética do sorriso quanto a função mesmo com a presença de implantes. É preciso uma avaliação mais personalizada para entender se existe alguma limitação, já que os implantes não se movem, e planejar de acordo com cada detalhe. A indicação de tratamentos ortodônticos não é definida pela ferramenta ou recurso utilizado, mas sim se o ortodontista tem a capacidade de entregar o resultado planejado independente do que vai ser utilizado para isso. Naturalmente que se a opção de tratamento escolhida pode ter com mais conforto, conveniência, liberdade e precisão ela é muito bem vinda. Se ainda tiver alguma outra dúvida entre em contato em nossos telefones, terei muita satisfação em poder ajudar. Obrigado!
Está tecnologia é indicada para pacientes com apertamento e/ou bruxismo?
Olá Tatyana, tudo bem?
Depende, se você precisa de um tratamento ortodôntico, e vai usar alinhadores, na grande maioria dos casos o bruxismo é minimizado ou eliminado. Já em alguns poucos ele pode não alterar ou até aumentar, pois as causas do bruxismo são variadas, a má oclusão pode ser uma dessas causas e podemos intervir diretamente com o tratamento usando os alinhadores. Como é uma situação bem ampla, o ideal é que seja feita uma análise personalizada e individualizada para o seu caso. Ente em contato e marque uma avaliação que terei o maior prazer em ajudar e tirar mais dúvidas ok? Abraço!