Digite sua palavra-chave

[Segredo revelado] Os 5 fatores que geralmente ocorrem e atrasam em até 65% dos tratamentos ortodônticos

[Segredo revelado] Os 5 fatores que geralmente ocorrem e atrasam em até 65% dos tratamentos ortodônticos

[Segredo revelado] Os 5 fatores que geralmente ocorrem e atrasam em até 65% dos tratamentos ortodônticos

Quando os tratamentos ortodônticos estão na fase inicial é comum que o dentista forneça uma previsão sobre o tempo necessário até consertar o sorriso do paciente. Entretanto, muitos se frustram quando percebem que o tratamento está demorando mais do que o esperado. 

De acordo com estudos, a falta de contribuição do paciente é um fator que influencia em aproximadamente 50% a variabilidade do tempo de tratamento mensurado inicialmente. 

É por isso que, antes de suspeitar do dentista ortodôntico, você precisa ter certeza de que está cumprindo sua parte a fim de alcançar os resultados esperados. Confira agora no nosso artigo os 5 fatores que mais atrasam o seu tratamento e como evitá-los de uma forma simples 

De quem é a culpa no atraso dos tratamentos ortodônticos?

No momento em que se percebe que os tratamentos ortodônticos não estão dando resultados, é comum suspeitar da capacidade do ortodontista.

Fato é que nem todos os dentistas do mercado estão totalmente preparados para lidar com o problema. É possível que tenha acontecido alguma falha técnica com a análise e o diagnóstico inicial. Outro problema pode ser a criação do plano de tratamento que não foi adequado às suas necessidades. Já nos piores casos, pode ser que o profissional não esteja dando a devida atenção ao tratamento. 

Entretanto, antes de culpar o dentista diretamente, é preciso ter certeza de que você está cumprindo suas obrigações. O paciente é uma variável importante que pode adiantar ou atrasar seu próprio tratamento, dependendo da sua disciplina e colaboração. 

Te ajudaremos a descobrir imediatamente quem é o culpado pelo atraso do alinhamento dos dentes. Esteja atento aos 5 fatores que serão apresentados a seguir.

LEIA TAMBÉM: 6 tópicos eleitos por especialistas em ortodontia que determinam o tempo de um tratamento ortodôntico.

5 fatores que podem atrasar os resultados dos tratamentos ortodônticos

Veja os fatores abaixo e confira se você está cuidando direitinho do procedimento ortodôntico para então conseguir o sorriso que tanto deseja:

1. Faltar às consultas de manutenção

São nas consultas de manutenção que o dentista ortodôntico pode avaliar o progresso dos seus dentes e, o mais importante, ativar novamente o aparelho. Essa ativação é muitas vezes definida como um “aperto”. Ela é essencial para que o aparelho exerça a força ideal à movimentação do dente. 

A nova pressão aplicada dura alguns dias enquanto o dente move-se gradativamente. Logo após, há um intervalo a fim de que ele “descanse” até que se ative o aparelho de novo.  

Isso quer dizer que atrasar uma nova consulta por um mês implica na inutilidade do aparelho por todo esse período. Ou seja, um mês a mais utilizando-o atoa.

Não deixe a preguiça vencer. Faça um esforço para comparecer em todas as consultas e dê prioridade ao seu dentista. E, se um compromisso realmente importante aparecer em cima da hora, lembre-se de remarcar com ele na data mais próxima possível. Os tratamentos ortodônticos devem ser levados a sério com o intuito de obter os resultados de forma rápida e eficiente. 

2. Não ter higiene bucal durante o tratamento

Não é segredo que na higienização de um aparelho ortodôntico há um protocolo de limpeza que deve ser seguido à risca sempre que uma escovação for necessária. Realizá-lo exige paciência e determinação.

Mesmo que seja tentador pular essa etapa, as consequências serão muito perigosas e te afastarão cada vez mais do seu objetivo. 

Sem uma boa higiene bucal, o acúmulo de placa bacteriana aumenta, resultando no aparecimento de inflamações e cáries. Se um desses dois problemas aparecerem durante o período em que o aparelho está sendo utilizado o tratamento deverá ser completamente interrompido até a restauração da saúde bucal. 

Para promover uma movimentação segura dos dentes, é preciso que toda sua área oral esteja saudável o suficiente para suportar a pressão exercida pelo aparelho. Portanto, essa é uma das suas obrigações para evitar o atraso dos tratamentos ortodônticos. Lembre-se sempre dos pontos mais importantes: 

  • Utilizar a escova ortodôntica;
  • Complementar com a escova interdental;
  • Passar o fio dental; 
  • Finalizar com um antisséptico bucal.

3. Não notificar os danos no aparelho ortodôntico

O terceiro item da lista, mas o primeiro quando se trata da quantidade de atrasos dos tratamentos ortodônticos atrasados, os danos no aparelho ortodôntico são os principais inimigos de quem deseja um sorriso alinhado. Infelizmente, na maioria das vezes, o culpado é o próprio paciente. 

Muitas pessoas esquecem ou simplesmente ignoram a recomendação de evitar alimentos muito duros. Esse descaso pode resultar em uma peça solta, o que acabará com a eficiência do aparelho. Existem aqueles que vão correndo até o consultório assim que quebram. Porém, ainda há quem demore dias antes de falar com o dentista. 

Quando um bráquete se solta, o dente não está mais recebendo a força adequada. Em alguns casos ele acaba voltando à posição inicial, assim, o aparelho perde o efeito até que seja consertado. 

Já quando o arco ortodôntico é amassado, a pressão pode ser exercida na direção errada, piorando a situação da arcada dentária. Também é preciso lembrar que, quando esse elemento se rompe, os riscos de acidentes com cortes são enormes. 

Em ambos os casos o ideal é consultar o dentista o mais rápido possível e começar a ter mais cuidado com o que está comendo. 

4. Utilizar os elásticos de forma incorreta

É preciso ter muita atenção na hora de receber as instruções sobre os elásticos do aparelho. Os dentes trabalham como um time, ou seja, o movimento errado de um deles compromete o resultado como um todo. 

O elástico é um recurso que pode acelerar drasticamente o desenvolvimento do tratamento, reduzindo o tempo com a peça metalizada na boca. Entretanto, o contrário também é possível. 

No pior dos casos, o uso indevido ou incorreto do elástico nos procedimentos ortodônticos pode resultar em movimentos indesejáveis dos dentes e, consequentemente, na regressão do tratamento. 

Cada elástico possui espessuras e tamanhos diferentes, que influenciam diretamente no movimento realizado pelo dente preso a ele. Confundir os elásticos também é um erro muito prejudicial, por isso as orientações do ortodontista são tão fundamentais. 

5. Não seguir as recomendações do ortodontista

Ao começar os tratamentos ortodônticos com o dentista, ele alertará você sobre uma série de modificações que deve fazer em seus hábitos e na sua alimentação. Ele também mostrará a melhor forma de higienizar e cuidar do seu aparelho. Prestar atenção em todas as instruções é fundamental para o sucesso final do seu sorriso. 

É você quem vai cuidar da sua boca na maior parte do tempo, então nada melhor do que realizar essa tarefa da forma mais correta. Afinal, quanto mais tempo você passa com o aparelho, maiores são os riscos, desde esmaltes manchados até gengivite.  

As privações na alimentação também durarão mais tempo se você não tomar os devidos cuidados. 

Se for preciso, leve um caderninho ao consultório a fim de anotar tudo o que for pertinente. Pedir o contato do ortodontisra também é uma ótima técnica caso precise tirar uma dúvida futuramente que precisa de respostas mais rápidas. Não subestime os benefícios que esses cuidados podem trazer ao seu tratamento em geral. 

 —

Se você conferiu que está fazendo todos os procedimentos da forma correta, mas ainda assim o tratamento não progrediu, talvez seja a melhor hora de marcar uma consulta a fim de explicar sua insatisfação ao dentista. 

Também não esqueça que a resposta de cada organismo aos tratamentos ortodônticos é diferente. Alguns problemas realmente demoram muito tempo para serem corrigidos, mas um ortodontista experiente poderá calcular esse período sem maiores problemas. 

Ficou com dúvidas? Mande-nos uma mensagem e o Dr. Christian Guedes, dentista especialista em ortodontia e ortopedia facial, terá o maior prazer em solucionar suas dúvidas. Conte conosco e até a próxima!

Sem Comentários

Postar um comentário

Your email address will not be published.

Iniciar chat
Posso Ajudar?