Descubra como identificar uma Clínica Odontológica ideal para realizar o seu tratamento ortodôntico
Encontrar uma clínica odontológica para a manutenção da sua saúde bucal é simples. No entanto, encontrar aquela que presta um tratamento ortodôntico de alta qualidade é bem mais complicado.
Isso porque no mercado ainda há muitos profissionais despreparados e ambientes fora do padrão que podem trazer uma enorme decepção na hora de realizar um procedimento odontológico.
Para que isso não aconteça com você, continue lendo este post. Aqui você vai descobrir alguns critérios que irão te ajudar a encontrar a clínica ideal para realizar o seu tratamento.
Mas, o que seria uma Clínica Odontológica ideal?
Muitos acham que a melhor clínica odontológica será sempre aquela que for mais cara, a que possui um número maior de funcionários e profissionais ou mais status no mercado. No entanto, é sim possível encontrar clínicas com preços mais acessíveis e que oferecem ótimos serviços.
A clínica ideal para você é aquela capaz de suprir suas necessidades e desejos com profissionais qualificados e instrumentos de alta performance, cobrando um preço que não pese no seu bolso. Afinal, isso é tudo que você deseja, não é?
Critérios para acertar na hora da escolha
Alguns critérios são necessários para descobrir qual sua clínica ideal. Cada um deles tem peso diferente, que vai depender unicamente das suas necessidades, desejos e anseios. Portanto, você define qual será o mais importante e quais você pode dar menos atenção. Então vamos ao que interessa.
Priorize a qualificação dos dentistas
É claro que esse seria o primeiro ponto-chave para a escolha de uma boa clínica. Afinal, o dentista será o responsável por cuidar dos seus dentes e nada melhor do que conferir se ele consegue atender suas necessidades.
Procure saber se ele é um profissional atualizado na área e se costuma frequentar congressos e eventos do ramo. Isso é o que define se ele está realmente empenhado em oferecer o melhor tratamento. Estar a par das mais novas tecnologias e técnicas é o que ditará a qualidade do seu tratamento.
Você preferiria um dentista que utiliza a técnica mais sofisticada do ano ou um que continuasse fazendo as mesmas coisas do século passado? A resposta é óbvia.
Além disso, verifique a formação, o tipo de especialização e outros detalhes que considere pertinente. Também não deixe de perguntar aos clientes da clínica se o atendimento é humanizado e qual o modo que os profissionais tratam eles.
Use o tempo que for necessário para analisar bem esse ponto. Ele sem dúvidas é o mais importante na hora de escolher o consultório ideal.
Avalie a infraestrutura e a higiene da clínica odontológica
O segundo critério para escolher um consultório odontológico é ficar atento às condições do edifício da clínica. Isso não se resume apenas em verificar se o local é varrido. Ou se não há manchas estranhas em algum lugar.
Nessa parte, o mais importante é avaliar se o sistema de esterilização é padronizado. Assim como se a clínica aplica princípios de biossegurança. Os consultórios são considerados locais de risco biológico e por isso é necessário seguir normas especializadas para sua higienização. Não deixe de conferir se a clínica que você quer escolher possui o Alvará Sanitário e, quando necessário, consulte o Conselho Regional de Odontologia.
Já na parte da infraestrutura, verifique se o espaço das salas é suficiente para que o profissional consiga realizar todos os procedimentos de forma confortável. Outro ponto importante para conferir é se a clínica possui o Alvará de Localização e Funcionamento. Esse é o documento que garante uma licença concedida pelo Município para legalizar a atividade exercida naquele local.
É preciso ressaltar que esses dois Alvarás não são complementares. Ou seja, um não substitui o outro e é necessário que a clínica tenha ambos. Isso se trata da sua segurança e conforto. Afinal, muitas doenças podem ser transmitidas se os cuidados essenciais não forem realizados.
Observe a agenda da clínica
Considerar a disponibilidade da agenda e a flexibilidade dos horários de atendimento também é algo a se considerar. Pode ser uma clínica odontológica maravilhosa, mas se você não consegue marcar uma consulta rápido talvez seja bom procurar outras opções.
Abrir mão daquela clínica com profissionais renomados, atendimento impecável e um espaço grande, organizado e limpo pode ser ruim. Entretanto, se você não pode usufruir dessas qualidades por causa da incompatibilidade de horários daquele local, ela não é útil para você.
Procure analisar outras clínicas que se encaixem mais no seu tempo livre para atendimento. Estabelecimentos que atendem fora do horário comercial são sempre uma boa opção para quem passa o dia inteiro trabalhando.
Não foque apenas no custo
É claro que é você quem decide o valor que pode pagar, já que é algo que depende apenas do seu poder financeiro. Só que buscar a clínica mais barata pode, muitas vezes,ser a pior decisão a se tomar.
É comum as pessoas falarem que “o barato sai caro”. No seu caso em questão, escolher uma clínica odontológica mais barata pode resultar em um procedimento mal feito. Além de você pagar duas vezes para refazer o procedimento, pode ser que tenha que desembolsar um valor ainda mais alto da segunda vez, dependendo do estrago.
É possível encontrar outros consultórios com preços acessíveis e que ofereçam um serviço de boa qualidade. Entretanto, se você só estiver com uma opção, não esqueça de perguntar à antigos clientes como é o local. Pergunte também como funcionam os procedimentos e se eles conseguiram resolver o problema bucal.
Uma dica extra: pergunte se o consultório oferece uma consulta inicial gratuita. Assim você já conhece o local, os profissionais e as ferramentas utilizadas antes mesmo de começar os serviços pagos.
—
Como dissemos no início desse artigo, escolher uma boa clínica odontológica é complicado. É possível ter a sorte de achar um serviço de qualidade no primeiro consultório que entrar. Mas, se esse não for o seu caso, não desista!
Mudar de clínica e continuar procurando sempre os melhores serviços é preciso para evitar futuras dores de cabeças ou de dente. Fica a dica!
Sem Comentários