7 passos para você identificar qual tratamento ortodôntico é indicado para o seu caso
Identificar qual o melhor tratamento ortodôntico é o primeiro passo para obter o sorriso perfeito. A questão é: Como escolher o tratamento ideal? Para descobrir a resposta para essa pergunta é necessário passar por uma série de etapas.
Elas envolvem desde a primeira consulta com um especialista até a realização de exames para execução da melhor planejamento ortodôntico. Por isso, elaboramos esse passo a passo, por meio do qual você poderá descobrir o que precisa fazer para escolher o melhor tratamento para o seu problema.
Assim, ao terminar a leitura, você saberá como dar início ao processo para obter o sorriso que sempre sonhou. Confira:
Passo 01: Consulta inicial do tratamento ortodôntico
Primeiramente, para acertar na escolha do tratamento com aparelho ortodôntico, deve realizar uma consulta inicial com o dentista. Esse é o momento em que o profissional faz uma avaliação clínica da sua arcada dentária, assim como ouvir quais são os suas necessidades e anseios com o tratamento.
Com base nessa consulta, ele irá conseguir avaliar se você tem o perfil para usar algum tipo de aparelho ortodôntico. Caso a necessidade seja positiva, ele irá para a próxima etapa do processo: o diagnóstico. E é justamente sobre ele que se trata o tópico abaixo.
Passo 02: Diagnóstico
Logo depois realizar a primeira consulta, o ortodontista irá iniciar a avaliação dos sinais e sintomas apresentados para conseguir fazer um diagnóstico preciso da necessidade de alinhamento das arcadas. Nesse momento, é comum que sejam feitos alguns exames de rotina e outros sejam solicitados. Através dos resultados deles, o dentista poderá fazer um diagnóstico minucioso dos seus problemas dentais. Da mesma forma será avaliada também as possíveis causas do seu problema de saúde bucal.
É importante salientar que, dentre os principais exames solicitados nesta etapa, destacam-se os seguintes:
- Radiografias;
- Fotografias;
- Moldes;
- Tomografias.
Além disso, os pacientes ainda são questionados quanto aos seus hábitos como de roer unhas e respiração incorreta. Assim como as tendências hereditárias como prognatismo, dentre outros.
Passo 03: Tipos de problemas
Posteriormente, a realização dos exames do diagnóstico que os especialistas poderão definir qual é o problema apresentado pelo paciente. Sendo que os mais comuns são os seguintes:
Mordida cruzada (inversão do encaixe dos dentes)
Esse tipo de problema tem como principal característica o posicionamento da arcada inferior à frente da superior ao morder. Sendo que ela ainda pode ser considerada uma mordida cruzada anterior ou posterior.
Mordida aberta (espaço entre dentes mesmo com boca fechada)
Esse é outro problema dental que pode ser ajustado num tratamento ortodôntico. Ele é caracterizado pela ausência de contato entre os dentes superiores com os inferiores, em determinado ponto da arcada dentária.
Sobremordida (Mordida profunda)
A sobremordida pode ser identificada quando os dentes da região superior cobrem os dentes inferiores. Isso provoca uma aparência desarmoniosa no sorriso, bem como problemas no processo de mastigação.
Diastema (espaços entre dentes)
A diastema nada mais é do que aquele espaço que fica entre os dentes, sejam eles da arcada superior ou inferior. No entanto, esse tipo de problema costuma aparecer mais nos dentes superiores frontais. Nada que um tratamento com aparelho ortodôntico não consiga solucionar.
Apinhamento (Dentes sobrepostos)
Nessa disfunção ortodôntica é possível perceber a ausência de espaço no osso para agrupar bem os dentes.
Prognatismo (quando a arcada inferior ou o queixo é para frente)
Ao contrário da sobremordida, no qual o paciente apresenta uma sobreposição dos dentes superiores sobre os inferiores, no prognatismo acontece o inverso. Aqui, são os dentes inferiores que ficam à frente dos superiores. A depender do caso, um tratamento ortodôntico como o Invisalign pode ajudar.
Passo 04: Planejamento
Com base nas etapas anteriores, é feito o planejamento do tratamento. Nele, serão escolhidos desde o tipo de correção até os procedimentos que deverão ser feitos antes de iniciar o tratamento ortodôntico para colocar o aparelho.
É exatamente nesse momento que os pacientes devem esclarecer todas as suas dúvidas com relação ao procedimento. Além disso, o dentista ainda terá que detalhar de maneira clara como o problema da arcada será resolvido e qual a estimativa de duração do mesmo.
Passo 05: Escolha do tratamento ortodôntico ideal
Com a evolução da ortodontia, é possível observar o surgimento de procedimentos para a correção de todas as disfunções da arcada dentária, cada vez mais modernos e menos dolorosos.
Após avaliar o seu problema bucal, o ortodontista está apto para indicar qual é o melhor tratamento ortodôntico para você. De maneira geral, os aparelhos são divididos em dois grandes grupos, a saber:
Aparelhos fixos
Os aparelhos fixos são um dos tratamentos ortodônticos mais tradicionais que existem. Durante este procedimento, o paciente permanece com o aparelho fixado no dentes para que sua estrutura consiga tracionar e mover os dentes para a posição correta.
Aparelhos móveis
Por outro lado, os aparelhos móveis são formados por uma estrutura mais flexível, que atua com alinhadores. Eles realizam a movimentação dos dentes, por meio de placas. Ou no caso de tratamentos ortopédicos também são utilizados dispositivos removíveis.
Passo 06: A instalação do aparelho
Após identificar qual o melhor tipo de tratamento ortodôntico para você, agora é preciso dar início a instalação do aparelho escolhido. Em seguida, o paciente irá começar a observar as primeiras mudanças na sua arcada e realizar todos os processos para obter os melhores resultados.
Aqui, o especialista irá orientar sobre os novos hábitos de higiene bucal que deverão ser adotados pelo paciente e como eles irão contribuir para a evolução do tratamento.
Passo 07: Evolução do tratamento ortodôntico
Por fim, após a instalação do aparelho, será preciso evoluir o tratamento com aparelho ortodôntico para que o alinhamento dos dentes seja realizado de maneira correta. Normalmente, as consultas ocorrem em um período que varia entre 30 e 45 dias.
Esse período é recomendado devido ao fato que as ativações realizadas no aparelho conseguem alterar a arcada dentária dentro de uma sequência que mantenha o movimento dental constante. Vale a pena destacar que a realização do correto acompanhamento irá fazer com que o tratamento ocorra de maneira adequada e dentro do prazo estipulado no início.
Confira também nosso artigo: 6 tópicos eleitos por especialistas em ortodontia que determinam o tempo de um tratamento ortodôntico.
Enfim, agora que você conheceu todos os passos para identificar qual o tratamento ortodôntico indicado para o seu caso, o que acha de marcar a sua primeira consulta com um especialista?
Como pode ser observado ao longo do post, é por meio dela que você poderá dar início ao processo de escolha do melhor método para solucionar o seu problema junto com um especialista. Caso você não esteja completamente convencido da indicação do seu dentista, poderá consultar outro especialista para realizar o procedimento para alinhar os seus dentes.
Sem Comentários