Digite sua palavra-chave

Ortodontia: Saiba tudo sobre a especialidade da odontologia que cuida do alinhamento perfeito dos dentes

Ortodontia: Saiba tudo sobre a especialidade da odontologia que cuida do alinhamento perfeito dos dentes

Ortodontia: Saiba tudo sobre a especialidade da odontologia que cuida do alinhamento perfeito dos dentes

ortodontia é a especialidade da odontologia responsável pela realização de procedimentos de prevenção ou correção de anormalidade no alinhamento dos dentes. Uma solução para os pacientes que desejam não apenas alinhar o sorriso, como recuperar sua autoestima. Afinal, é através dessa especialidade que vários pacientes conseguiram conquistar um sorriso mais bonito.

Apesar de ser uma especialidade amplamente conhecida pela população, ainda existem muitas dúvidas envolvendo os tratamentos realizados por ela. Ainda mais no que diz respeito a correção e alinhamento dentário.

Diante disso, ao longo deste post você poderá descobrir tudo sobre a ortodontia, incluindo o que ela é e como pode ajudar os pacientes e para quem é indicado. Continue lendo: 

O que é ortodontia, afinal?

De maneira geral, a ortodontia nada mais é do que uma especialidade da odontologia. Ela tem como principal objetivo corrigir tanto a posição dos seus dentes, quanto dos ossos do maxilar. Assim, ela é altamente recomendada aos pacientes que têm problemas com o alinhamento nos dentes. 

Diferente do que se acredita, pessoas de qualquer idade podem fazer esse tipo de tratamento. Afinal, não existe idade ideal para ter os dentes bonitos, saudáveis e totalmente alinhados. Isso ocorre por meio do uso de aparelhos de alta tecnologia que, em alguns casos, não é preciso sequer ter o famoso “sorriso metálico”. 

Importância do tratamento ortodôntico  

O tratamento ortodôntico oferece uma série de vantagens aos pacientes, sobretudo na melhora da sua saúde bucal. Veja bem, após usar o aparelho ortodôntico é possível obter benefícios como:  

  • Evita o acúmulo de placa bacteriana;  
  • Melhora a mastigação e mordida;
  • Reduz a retração gengival;
  • Alinha os dentes.

Mas isso não é tudo, após o tratamento ortodôntico, o paciente recupera a sua auto-estima. Isso porque, ele conquista um sorriso mais bonito, com os dentes perfeitamente alinhados. Além disso, a estrutura facial também é beneficiada, ficando mais harmoniosa.  

Para quem os tratamentos da ortodontia são indicados?

Apesar de ser necessário passar por uma avaliação do dentista a fim de iniciar um tratamento de ortodontia, existem alguns casos em que é recomendado que o paciente comece a corrigir seus dentes. Veja abaixo quais são esses casos: 

  • Apinhamento;
  • Diastema;
  • Sobremordida;
  • Mordida cruzada anterior ou posterior;
  • Mordida aberta;
  • Desvio de linha mediana.

Com o intuito de descobrir qual o tratamento mais indicado aos pacientes, os ortodontistas analisam todo o seu histórico médico. Além disso, também são realizados exames específicos, moldes de gesso e até mesmo radiografias. Somente após isso é dado início ao tratamento para a correção e alinhamento dentário. 

Como funcionam os tratamentos ortodônticos

O tratamento ortodôntico com o objetivo de alinhar a posição dos dentes e mordida é realizado através da implantação do aparelho. Essa estrutura usa movimentos que força os dentes e ossos do maxilar a ficarem na posição certa.  

Nesse momento, o dentista irá avaliar o problema do paciente e a gravidade da estrutura dentária. Ele pode recomendar o uso de alguns modelos de aparelhos ortodônticos:  

Aparelho fixo

Com o aparelho fixo, o paciente vai conquistar o famoso “sorriso metálico”. Afinal, ele possui uma estrutura composta de braquetes de metal e fios que são fixados sob os dentes. O aparelho é apenas retirado no final do tratamento e durante isso são feitas manutenções no consultório a fim de ajustar o alinhamento dentário. 

Aparelho estético 

O aparelho estético também é usado para alinhar os dentes. Nesse tratamento ortodôntico, o aparelho é fixado da mesma forma que o citado acima, mas com o diferencial de sua estrutura ser elaborada com materiais transparentes tais como: porcelana, safira ou policarbonato. Isso faz com que o sorriso fique mais bonito e não afete a aparência do paciente. 

Aparelho lingual  

O grande diferencial do aparelho lingual é a sua estética, pois toda a estrutura dos braquetes são posicionados na parte interna dos dentes. Dessa forma, o paciente pode sorrir ou falar sem que ninguém perceba que ele está usando um aparelho ortodôntico.  

Além disso, o aparelho lingual atua no posicionamento correto dos dentes, da mesma maneira do fixo, por exemplo.  

Alinhador transparente  

O alinhador é um dispositivo transparente, elaborado sob medida de acordo com a arcada dentária de cada paciente. Ele também melhora a aparência, pois a correção dos dentes ocorre de forma imperceptível pelas demais pessoas.  

Mas o grande diferencial desse alinhador é o fato dele ser removível. Isso facilita no momento de alimentação e higienização bucal. Por essa razão, ele tem sido tratamento de ortodontia mais eficiente procurado pelos consultórios.  

Aparelho reposicionador de mandíbula  

Esse aparelho ortodôntico se diferencia dos demais pelo simples fato dele ser específico a fim de corrigir as disfunções da mandíbula. Ao longo de todo o tratamento, são realizados movimentos que fortalecem a mordida e o processo de mastigação de maneira correta.  

Por isso, esse aparelho reposicionador é indicado para aqueles pacientes que sofrem com problemas de ATM, por exemplo.  

Aparelho móvel

O aparelho móvel é indicado para crianças e acompanha o crescimento dos dentes e ossos. Também é usado como contenção após o uso do aparelho fixo. Isso evita que os dentes retrocedam a posição inicial do tratamento.

Quais as consequências de não alinhar os dentes?

As consequências de não aderir a um tratamento de ortodontia e não alinhar os dentes provoca grandes prejuízos ao paciente. Eles prejudicam diretamente a saúde bucal, o funcionamento do organismo e até mesmo a estética do sorriso do paciente. 

Mas isso não é tudo. Selecionamos algumas das principais consequências de não utilizar os aparelhos para alinhar os dentes. Confira quais são elas:  

  • Problemas na dicção;
  • Enxaquecas;
  • Dores na coluna;
  • Problemas digestivos;
  • Mau hálito;
  • Cáries e doenças na gengiva;
  • Dificuldade na autoestima;
  • Problemas respiratórios.

Agora que você descobriu tudo sobre a ortodontia, deve ter compreendido como é importante corrigir os problemas de alinhamento dentário. Afinal, é por meio do tratamento realizado pelos ortodontistas que os pacientes conseguem ter um sorriso mais bonito, saudável e livre de problemas causados pelo desalinhamento dos dentes. 

Para começar a aproveitar todas as vantagens desse tipo de tratamento, o ideal é que você agende uma consulta com um especialista a fim de que ele faça a avaliação personalizada da sua arcada dentária. Aproveite para agendar a sua avaliação com o Dr. Christian Guedes, especialista em ortodontia e Invisalign Doctor que atende em Sete Lagoas, MG.

Sem Comentários

Postar um comentário

Your email address will not be published.

Iniciar chat
Posso Ajudar?